Logon
Blog

9 dicas para evitar a micose

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Você pode ter passado o ano todo livre de problemas dermatológicos, mas justo na época de fazer o exame médico para uso de piscina em clubes, a micose aparece! Coincidência? Não! Há um motivo para isso.

As micoses, sejam de pés, unhas ou pele, são muito mais comuns no verão. Elas nada mais são que infecções causadas por fungos, inclusive por alguns que vivem naturalmente em nosso organismo. O calor e a umidade, porém, os fazem se reproduzir de forma descontrolada.

O simples fato de você transpirar mais já aumenta muito as chances de contrair uma micose. A maior frequência em ambientes úmidos como piscinas e praias também colaboram para o surgimento do problema que, convenhamos, incomoda bastante.

Coceira, vermelhidão, descamação ou ainda qualquer outra alteração na pele são indicadores de micose. Esses sintomas geralmente deixam a pele mais fragilizada e aumentam os riscos de contaminação por bactérias. Mas cuidado: mesmo que você detecte esses sintomas, não se automedique. O melhor a se fazer nestes casos é procurar um dermatologista para um correto diagnóstico e o tratamento mais adequado.

Contudo, para te ajudar a evitar este problema no verão e aproveitar ao máximo suas férias, listamos 9 dicas muito eficazes. Confira:

1) Seque cuidadosamente o corpo após o banho, especialmente a virilha, os pés e a área entre os dedos;

2) Evite roupas sintéticas ou muito justas, elas prejudicam a transpiração. Ao praticar esportes, dê preferência a roupas leves e largas;

3) Os pés costumam suar mais nessa época, por isso, troque as meias diariamente, especialmente após praticar esportes;

4) Não se esqueça de usar talco, isso ajuda bastante a controlar a umidade nos pés;

5) Evite andar descalço em ambientes públicos como ginásios, piscinas, vestuário e praias;

6) Em casa, o uso de sandálias e calçados que permitam maior ventilação deve ser encorajado. Manter os pés descalços (em ambiente devidamente higienizado) ajuda a combater as micoses;

7) A micose é contagiosa, por isso, evite emprestar toalhas e roupas e calçados;

8) Evite ficar muito tempo com a roupa de banho molhada;

9) Não compartilhe kit de unhas. Na manicure, certifique-se que os instrumentos estão esterilizados.

​​​​     

Para marcar consultas e exames, ligue para 11-3147-9430


Veja mais