Logon
Blog

Câncer de pâncreas

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

Em 2011, o câncer de pâncreas ficou mais em evidência por conta da morte do fundador da Apple, Steve Jobs. Mas, você sabe a função do pâncreas no nosso organismo?

O que é ? 

Esse órgão é, na verdade, uma glândula mista, pois é parte do sistema digestivo e endócrino. Ele é responsável por secretar hormônios que regulam os níveis de glicose no sangue e por produzir e secretar enzimas que digerem o alimento.

Tipos de câncer 

As doenças do pâncreas ocorrem, geralmente, após os 50 anos de idade. O tipo mais comum de debilitação do pâncreas é o adenocarcinoma, muito maligno, que afetou, entre outros, o cantor Luciano Pavarotti e o ator Patrick Swayze Apenas 5% das pessoas diagnosticadas com esse tipo de câncer estão vivas após 5 anos do diagnóstico.

Porém, se o tumor for detectado em estágio inicial e puder ser removido a chance aumenta e 20% dessas pessoas estão vivas após o mesmo período (5 anos).

Já Steve Jobs foi afetado por um tipo mais raro: o Carcinoma Neuroendócrino. Esse tipo de doença afeta 4 em cada 1 milhão de pessoas. Jobs passou por cirurgia de retirada do tumor, mas ele voltou mais tarde no fígado. É difícil realizar o diagnóstico desse tipo de câncer, pois seus sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças.

Sintomas

Esses sintomas incluem dor localizada nas costas – acima da região lombar, no “meio das costas” e icterícia (amarelamento da pele) – causada pela obstrução das vias biliares. A icterícia é também sintoma da hepatite, por isso, quando há suspeita de hepatite com esse sintoma apresentado, é realizado exame para descartar o câncer.

Se houver manifestação de diabetes após os 50 anos de idade, há grande chance de a doença estar associada a um câncer no órgão. Nesse caso, é indicado que a pessoa seja submetida a ultrassom e tomografia do abdome.

Riscos e causas

O tabagismo é alto fator de risco de câncer no pâncreas. Até por isso, a recomendação de prevenção da doença é o abandono do vício. O tratamento envolve remoção cirúrgica do tumor e quimioterapia após a cirurgia. Em raros casos é ainda indicada a radioterapia.

Se você apresenta os sintomas (dor localizada nas costas e icterícia) procure seu médico.



​​​

Para marcar consultas e exames, ligue para 11 3147-9430.​​​​​​​



Veja mais