Logon
Blog

Doença inflamatória intestinal pode levar a desnutrição

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), principalmente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, causam um desequilíbrio no organismo que leva a uma resposta inflamatória crônica no intestino. Ao comprometerem o trato gastrintestinal afetam, consequentemente, a ingestão e absorção alimentar estando normalmente associadas a deficiências nutricionais e comprometendo o estado nutricional do paciente.

"A terapia nutricional é de suma importância para pacientes com DII, pois através dos alimentos podemos contribuir para diminuição da atividade da doença, manter ou recuperar o estado nutricional do paciente, aumentar o tempo de remissão da doença, modular a inflamação, equilibrar a microbiota intestinal, e assim melhorar os sintomas e a qualidade de vida como um todo", alertam as nutricionistas Dra. Débora Palos e Dra. Érica Oliveira, do Centro da Doença Inflamatória Intestinal (CDII). 

Tratamento

O tratamento pode ser por meio do uso de suplementos alimentares, vitamínicos e terapia nutricional enteral e, em casos graves, a terapia nutricional parenteral. "Elas podem ser coadjuvantes do tratamento e recuperação dos pacientes que se beneficiam deste tratamento", afirmam as nutricionistas. A equipe ainda conta com uma nutróloga, a Dra Mariana Hollanda.​​


Veja mais