Logon
Blog

É possível se prevenir contra o câncer

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​​​​O câncer não é mais necessariamente uma sentença de morte. Graças aos avanços no tratamento alguns tipos, se diagnosticados precocemente, podem levar a cura e, em alguns casos, ao aumento na expectativa de vida do paciente. Mas o melhor tratamento ainda é a prevenção.

Reunimos algumas dicas que podem ser úteis para se evitar a doença, que possui mais de 200 variações causadas por um erro no momento em que novas células são produzidas.

Segundo médicos do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, nem todos os cânceres podem ser prevenidos, mas é possível atuar nas chamadas causas ambientais, o que pode auxiliar na redução do risco. A não ser em casos específicos, a predisposição genética não é determinante. É aí que entra como diferencial a qualidade de vida.

Alimentação mais saudável pode fazer diferença. Eviter carne vermelha, comidas gordurosas e industrializadas. Prefira, sempre que possível, boas fontes de fibras, como os legumes e frutas.

​Sexo seguro. Existem quatro tipos de causas infecciosas​ para o câncer, o HPV, HIV e as hepatites B e C. Portanto, proteja-se na hora do sexo e não empreste a ninguém seu barbeador, alicate de unha ou outros itens de higiene pessoal.

Evite álcool em excesso e não fume. As substâncias presentes no cigarro têm efeito inflamatório que pode agredir a diversos órgãos. Engana-se quem pensa que tabaco causa apenas câncer de pulmão. Bexiga e pâncreas também são outros órgãos atingidos. Álcool é outro agressor do organismo. Não beba em excesso.

Pratique exercícios físicos.  Atividades físicas regulares ajudam a manter o equilíbrio do corpo, além de ter comprovada diminuição de incidência para câncer de mama, intestino e de pulmão. Ah, mas não esqueça do protetor solar, além de evitar rugas, você fica protegido de câncer de pele!

​​​


Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​




Veja mais