Logon
Blog

Enfermeiro navegador dá suporte a pacientes oncológicos

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​O H9J investiu em um projeto inovador: o Enfermeiro Navegador, profissional dedicado a atender a todas as necessidades do paciente oncológico.  ​A nomenclatura "Enfermeiro Navegador" faz menção a um parceiro de navegação, um companheiro do paciente durante o tratamento, como um importante auxiliar nos processos e etapas pelas quais ele terá de passar. 

Segundo a Associação Médica Americana, o "navegador" é o responsável pelo  gerenciamento pessoal na medida em que o paciente passa por diferentes estruturas e níveis de complexidade. É o auxiliar na organização estratégica do cuidado.

Entre suas atribuições, destaque para:

Organização de um plano de cuidados individualizado;

Suporte às consultas e exames;

Ajuda na "navegação" do paciente pela rede referenciada dentro de sua área de abrangência 

Facilitador dos processos formais de liberação de guias;

Na garantia de que histórico e os dados de saúde eletrônicos estejam apropriadamente atualizados e 

 Manter acompanhamento periódico, para garantir que as necessidades do paciente sejam atendidas.

Visão completa 
O enfermeiro navegador também identifica as barreiras – psicológica, social, financeira e estrutural – que afetam a adesão dos pacientes ao tratamento e facilita a comunicação entre os profissionais de saúde envolvidos. Deste modo, ajuda a  reduzir riscos evitáveis, complicações, excesso de intervenções e, em alguns casos, até complicações ou dificuldades no gerenciamento de vários profissionais de saúde (especialistas, psicólogo, nutricionista) e serviços de apoio (laboratório, exames diagnósticos, radioterapia, centro de infusão, central de autorização, centro médico e outros).

"Investir em um projeto como esse é um passo importante do 9 de Julho no sentido da excelência em humanização", destaca Rosana Pires, gerente de enfermagem do Bloco Não Crítico (BNC).


​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


Veja mais