Logon
Blog

O que é duodenite?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​Muita gente arriscaria um palpite se o termo fosse a velha conhecida gastrite . Mas afinal, o que é duodenite?Nosso intestino é dividido em delgado e grosso. O duodeno é a porção inicial do intestino delgado, a mais próxima do estômago. É ele, pasmem, que se responsabiliza por grande parte do processo digestivo pois nesta porção do intestino o pâncreas e a vesícula biliar derramam a bile e as enzimas digestivas. Veja, portanto, que falaremos de algo bem importante.A região é pequena, por isso, o estômago envia em pequenas quantidades os alimentos parcialmente digeridos com seus ácidos, além das enzimas do fígado e do pâncreas.

O que causa?
Quando há um excesso de secreções do estômago, ou quando somos acometidos por infecções, podemos ter uma duodenite, que é a inflamação do órgão.

Outras causas podem ser estresse, uso de anti-inflamatórios não esteroides, algumas verminoses, excesso de bebidas alcoólicas, mas também complicações de cirurgias prévias ou doenças crônicas como Crohn ou Whipple.

Quando suspeitar?
Os sintomas costumam estar relacionados à má digestão, como náuseas, sensação de empachamento (estômago excessivamente cheio) e falta de apetite. Quem tem diagnóstico de Helicobacter pylori também é mais suscetível a desenvolver duodenite com evolução para úlcera e, nos casos mais graves, câncer de duodeno.

Como é o diagnóstico?
A endoscopia digestiva alta é um dos exames mais indicados para a identificação e dimensionamento da doença. Existe a forma aguda de duodenite, que pode ser tratada com medicamentos como antiácidos e suspensão de hábitos nocivos como uso de tabaco e de álcool, mas, também, a forma crônica em que já é percebida uma maior erosão da parede do intestino, o que requer maior acompanhamento médico para que restringir a evolução da lesão.

Não é natural passar muitos dias com desconforto e má digestão. Se algo estiver errado, procure avaliação médica.

Não é natural passar muitos dias com desconforto e má digestão. Nosso corpo foi feito para funcionar como uma orquestra, em perfeita harmonia. Se algo estiver errado, procure avaliação médica.


​​​


Para marcar consultas e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


Veja mais