Logon
Blog

Olimpíadas: O H9J está preparado para fazer um atleta ?

Leia mais e tenha informações seguras sobre saúde.

​​​Quem responde essa questão é do Dr. Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte

É tempo de Olimpíadas. Os atletas mostrarão no Rio de Janeiro toda a performance e o treinamento que receberam durante anos e, mais intensamente, nos últimos 12 meses.

Segundo o Dr. Ricardo Nahas, coordenador do Centro de Medicina do Exercício e do Esporte, a alta complexidade do Hospital 9 de Julho já chegou à Medicina do Esporte que pode fazer e treinar um atleta olímpico.

​"Nosso grupo da Medicina do Exercício e do Esporte, composto por profissionais com muita experiência na área, pode hoje acolher um jovem que tenha a ambição de ser um atleta Olímpico, de qualquer modalidade". Ricardo_Nahas.jpg

Como funciona

Com uso de protocolos pré-estabelecidos, a análise inicial do candidato é feita por Médico do Esporte especializado e titulado. Esse profissional tem a missão de analisar a saúde atual do atleta, prevenir doenças advindas das práticas intensas e determinar parâmetros físicos para projetar o treinamento e o futuro no esporte. "Caberá a esse profissional a indicação dos exames complementares necessários".

A patologia clínica deve descartar doenças que interferiram no rendimento do atleta e estabelecem parâmetros de desempenho para comparações futuras. Como exemplo, o médico cita o hemograma e a ferritina nas anemias ferroprivas e a dosagem da CPK para acompanhamento.

Uma das preocupações que devem ter o médico do esporte é prevenir a morte súbita naqueles que trabalham em limites extremos. Para isso, são utilizados métodos gráficos e de imagem auxiliares de diagnóstico que permitem a análise de risco como teste cardiopulmonar de esforço (sempre máximo) e ecocardiograma bidimensional com Doppler colorido.

Outros exames podem ser acrescentados em ocasiões específicas. Os principais são raio x, ultrassonografia e  ressonância magnética. Quando necessárias, correções podem ser prescritas para correções e compensações posturais e musculares ou até tratamentos cirúrgicos, quando necessários. "A repetição anual é imperativa tanto para a prevenção como para o controle e prescrição de treinamento". 


​​Agendamento​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​​​​



Veja mais